sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

SORTEIO DE CASAS POPULARES

Emoção e dignidade. Essas são duas palavras que podem resumir o sentimento de 162 famílias que ficaram sabendo onde vão morar no conjunto residencial Novo Tempo, em Varginha. O sorteio dos endereços foi na manhã de terça-feira, 21, no Teatro Municipal Capitólio que reuniu mais de 300 pessoas.

Representando a Prefeitura, estiveram presentes o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Francisco Graça de Moura e o secretário municipal de Governo, Honorinho Ottoni que compuseram a mesa juntamente com o presidente da Câmara, vereador Zacarias Piva, o gerente executivo de Habitação da Gerência Regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilmar Geraldo da Silva, a assistente de Projetos Sociais da Gerência de Habitação da Caixa, Maristela Jorge Mitre e a representante da CEF em Varginha, Adriana Fortunato.

Em seu pronunciamento, o secretário de Habitação, Francisco Graça de Moura, declarou que em nenhum momento os telefonemas, as cobranças e as reclamações dos novos moradores do Novo Tempo foram inoportunos. Ele contou que assim que foi designado para essa pasta, o prefeito Antônio Silva solicitou que houvesse o maior empenho possível para desembaraçar os procedimentos e agilizar a entrega das casas à população. “Agradeço especialmente a toda equipe da Secretaria Municipal de Habitação que trabalhou para que hoje estivéssemos aqui”, falou. Ele adiantou que o bairro será contemplado com uma Tenda do Saber Novo que oferecerá diversas atividades para os moradores, incluindo oficinas de informática e artesanato. Também foi lembrado, por Honorinho Ottoni, que uma nova escola-modelo que já começou a ser construída no bairro Carvalhos, nos moldes da recém-inaugurada escola do bairro de Fátima,  para atender toda aquela região.

O gerente da CEF, Gilmar da Silva, explicou que agora os novos moradores serão avisados do local, dia e horário para a assinatura do contrato, sendo necessária a presença do tutor ou procurador (no caso de analfabetos ou incapazes) e do homem e da mulher (se casados ou união estável), munidos da Carteira de Identidade. Gilmar revelou que as casas já estão sendo limpas. “A previsão é que até 10 de março tudo deverá estar pronto; vocês terão que fazer a vistoria na casa e verificar se está tudo certo”, avisou. Ele alertou que as casas são para moradia imediata e não poderão ser vendidas, alugadas ou emprestadas, pois se isso acontecer a Prefeitura vai apurar a denúncia e a Caixa fará a retomada do imóvel. De acordo com o gerente da Caixa, a previsão é que as chaves sejam entregues na última semana de março ou nos primeiros dias de abril, porém a definição depende do Ministério das Cidades. “Como esse é um dos maiores conjuntos habitacionais do Brasil, o Ministério das Cidades poderá estar representado”, explicou gerente.

Sorteios

O primeiro a ser sorteado foi Bruno Carvalho de Oliveira. Nervoso, confessou que não tinha nem dormido porque trabalha à noite e foi direto para o sorteio. “Estou muito feliz e até nervoso”, disse. Outra sorteada, Cecília Meireles Silva, quase chorando, declarou que “é muita emoção”. Com um dos dois filhos no colo, Gabriela Francelino de Souza falou: “esperei demais”. Aos 32 anos, a avó Andreia de Souza, resumiu que a casa representa para a pessoa “dignidade”.

Também prestigiaram o sorteio, o chefe do Setor de Limpeza Urbana, Marcão Tip Top e os vereadores Joãozinho Enfermeiro, Buiu do Ônibus e Delegado Celso, além da Guarda Civil Municipal.