quinta-feira, 9 de março de 2017

CENTRO POP QUALIFICARÁ MÃO DE OBRA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA ATRAVÉS DE CURSOS DE JARDINAGEM E PAISAGISMO URBANO

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) do município de Varginha, integrante da SEHAD, foi implantado em definitivo no dia 28/04/2014, estando atualmente localizado à Avenida Francisco Gonçalves Valim, nº 120, no bairro Resende.
Com embasamento na metodologia e nas diretrizes técnicas e operacionais do PLANO QUADRIENAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – 2017/2020, a população em situação de rua, acolhida no Centro POP, frequentará os Cursos de Jardinagem e Paisagismo Urbano, que serão ministrados de forma prática e objetiva, diretamente nos jardins e praças públicas do município, contribuindo, desta forma, para a humanização e revitalização dos espaços urbanos  aviltados e degradados.
“Ao final de cada Curso as pessoas em situação de rua receberão o Certificado de Habilitação Profissional em Jardinagem e Paisagismo Urbano, aptos para a inclusão e inserção no mercado de trabalho e para o resgate da autoestima e da cidadania”, concluiu o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Social Prof. Francisco Graça de Moura.

Centro Pop
O Centro POP é uma das unidades de referência da Proteção Social Especial de Média Complexidade, que compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Possui caráter público estatal e tem um importante papel no alcance dos objetivos da Política Nacional para atendimentos à População em Situação de Rua.
As ações desenvolvidas pelo Centro POP devem integrar-se às demais ações da Política de Assistência Social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais Políticas Públicas – saúde, educação, previdência social, trabalho e renda, moradia, cultura, esporte, lazer e segurança alimentar e nutricional, de modo a compor um conjunto de ações públicas de promoção de direitos que possam conduzir a impactos mais efetivos no fortalecimento da autonomia e potencialidades dessa população, visando à construção de novas trajetórias de vida (Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP, 2011, p. 10).

Em conformidade com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistencias (2009), define-se população em situação de rua como o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.

Conheça o conteúdo Programático do curso de JARDINAGEM E PAISAGISMO URBANO:
·         Plantio de mudas
·         Hidrocultura básica
·         Princípios de botânica
·         Construção de composteiras
·         Jardinagem em ambientes internos
·         Manual de plantas
·         Os caminhos do jardim: traçado e tipos de materiais
·        
Formação de canteiros ornamentais
·         Bonsai
·         Espécie de plantas adequadas para tipo de jardim
·         Cactos e suculentas
·         Como efetuar o plantio de mudas em vasos
·         Multiplicação por estaca lenhosa e herbácea
·         Enxertia de cítrico por borbulha
·         A composição de arranjos de plantas em vasos
·         Plantas anuais e perenes
·         Poda em diferentes tipos de plantas
·         Multiplicação e reprodução de plantas
·         Análise de fertilidade e deficiência do solo
·         Métodos de adubação e produção de húmus
·         Diagnóstico e tratamento de doenças e pragas
·         Distanciamento, dimensões e adubação

·         Meio de cultura