terça-feira, 14 de março de 2017

MEIO AMBIENTE - COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VERDE – GD4

FOTO: Antônio Wydher - Vista panorâmica do vale do Rio Verde a partir da Av. Ieda Carvalho, no bairro Damasco em Varginha/MG 

COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VERDE – GD4

A bacia hidrográfica do rio Verde situa-se na mesorregião Sul/Sudoeste de Minas possuindo área de drenagem de 6.891,4 km², integrando a bacia hidrográfica do rio Grande. A bacia hidrográfica do rio Verde constitui a Unidade de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos (UPGRH) GD4, sendo que sua área corresponde a 4,25% da área total da bacia do rio Grande.
O rio Verde nasce no limite dos municípios de Passa Quarto e Itanhandu, na vertente ocidental da serra da Mantiqueira, a cerca de 2.600 m, próximo à divisa de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e corre por sua encosta, em direção oeste.
O alto curso do rio Verde localiza-se entre as suas nascentes e o segmento situado na divisa municipal de São Lourenço. O médio curso estende-se desse ponto até a montante da confluência com o rio Lambari, e o trecho restante corresponde ao baixo curso.
Na bacia do Verde inserem-se 31 municípios, 18 desses com a área total na bacia, incluindo 23 sedes municipais.

Municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Verde:

Aiuruoca; Alagoa; Baependi; Cambuquira; Campanha; Carmo da Cachoeira; Carmo de Minas; Caxambu; Conceição do Rio Verde; Cristina; Dom Viçoso; Elói Mendes; Itamonte; Itanhandu; Jesuânia; Lambari; Monsenhor Paulo; Olímpio Noronha; Passa-Quatro; Pedralva; Pouso Alto; São Gonçalo do Sapucaí; São Lourenço; São Sebastião do Rio Verde; São Tomé das Letras; Soledade de Minas; Três Corações; Três Pontas; Varginha; Virgínia.

Características ambientais

Na região da nascente do rio verde dominam morros escarpados, encostas de grande declividade, solos rasos e vales encaixados. Nos segmentos médio e baixo o relevo apresenta-se ondulado com altitudes variando entre 900 m e pouco mais de 1.000 m, com morros na forma côncavo-convexa e topos planos ou arredondados. As planícies fluviais, formadas após a dissecação do relevo pelos cursos de água superficiais, constituem os terraços sedimentares.
A direção predominante dos cursos de água é SSE-NNW, cortando perpendicularmente as grandes estruturas regionais. Seu percurso totaliza aproximadamente 220 km, recebendo importantes afluentes, sobressaindo-se os rios Passa Quatro, do Carmo, Lambari, São Bento, do Aterrado, Palmela e ribeirão Caeté, pela margem esquerda e os rios Capivari, Baependi e do Peixe, o ribeirão Pouso Alto e o ribeirão Espera, pela margem direita. Após atravessar o município de Varginha, o rio Verde deságua na represa de Furnas, no limite dos municípios de Elói Mendes e Três Pontas, atingindo a cota de cerca de 800 m.
O clima da região é do tipo tropical e pode ser classificado como mesotérmico brando e úmido com 3 meses secos. Nas regiões de domínio climático mesotérmico brando predominam temperaturas amenas durante todo o ano (média anual em torno de 18 a 19ºC) devido, principalmente, à orografia. O verão é brando, registrando em seu mês mais quente, uma média inferior a 22ºC, com predomínio entre 20ºC e 18ºC. O inverno, em que ocorre uma queda sensível de temperatura, possui pelo menos um mês com temperatura média inferior a 15ºC, porém nunca descendo abaixo de 10ºC. Em junho e julho, seus meses mais frios, são comuns mínimas diárias em torno de 0ºC, motivo pelo qual a média das mínimas nestes meses gira em torno de 8ºC a 6ºC.
A bacia do rio Verde está inserida dentro do Bioma Brasileiro denominado Mata Atlântica. Os ambientes naturais da bacia do rio Verde foram e ainda estão sendo gradativamente substituídos pela pecuária, agricultura, reflorestamento, ocupação urbana e outras formas de intervenção antrópica.

Características socioeconômicas

Devido à sua localização geográfica, no sul mineiro, ocorre a influência de três pólos distintos: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e principalmente São Paulo. São características da região sul mineira as elevadas taxas de atividade e ocupação, níveis elevados de serviços urbanos, comércio e serviços além de características naturais como a presença das águas minerais que tornam esta região única no Estado.
A atividade econômica da bacia do rio Verde é bastante diversificada, destacando-se na agropecuária a produção de café, onde o município de Três Pontas é maior produtor de desta cultura no país. A indústria apresenta grandes unidades industriais de eletroeletrônicos e de alumínio como, por exemplo, Varginha, Três Corações e na indústria extrativa merece referência a extração de pedras ornamentais e de decoração principalmente em São Thomé das Letras. No setor de serviços o destaque fica por conta das atividades financeiras, comerciais e educacionais e das estâncias hidrominerais.
As águas minerais constituem o principal recurso mineral não-metálico existente na bacia do rio Verde, estando vinculadas, direta ou indiretamente, às atividades econômicas básicas de alguns municípios, especialmente às estâncias hidrotermais, à sua exploração para balneoterapia ou como água de mesa, dentre as quais se destacam aquelas localizadas em Cambuquira, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Lambari, e São Lourenço. Do mesmo modo, estas áreas respondem por parcela considerável da produção nacional de água engarrafada, provenientes de dezenas de fontes.
A principal rodovia que passa pela bacia do rio Verde é a BR 381 que segue na direção sudoeste – nordeste passando por Belo Horizonte, dando acesso a importantes cidades da bacia.
A bacia tem uma população de cerca de 450 mil habitantes, sendo que a população urbana representa aproximadamente 84% da população total.