segunda-feira, 17 de abril de 2017

PREFEITOS CONSORCIADOS AO CISSUL SAMU 192 REGULARIZAM OS DÉBITOS COM A INSTITUIÇÃO

A atual diretoria do CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA MACRO REGIÃO DO SUL DE MINAS - CISSUL, que gerencia o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência, SAMU 192, no Sul de Minas, eleita para o biênio 2017/2018 definiu como uma das prioridades, solucionar a questão dos débitos dos munícipios consorciados que se encontram em situação de inadimplência com a instituição.

 
No início do ano os prefeitos reunidos em assembleia, definiram pelo parcelamento das dívidas, maneira que consideraram a mais adequada para solucionar essa questão, sendo que cada município em situação de débito poderia acertar os pagamentos de acordo com a sua realidade financeira.


Na ocasião, o atual presidente e Prefeito de Andradas, Sr. RODRIGO APARECIDO LOPES reforçou a importância do comprometimento de todos os prefeitos nas questões administrativas, financeiras e operacionais que envolvem o consórcio e a participação efetiva em todas as ações desenvolvidas pela instituição, com o objetivo de prestar o serviço de urgência e emergência de maneira ainda mais rápida, garantindo aos usuários um atendimento de excelência e qualidade.


Nesses primeiros meses de mandato os prefeitos de Boa Esperança, Sr. Hideraldo Henrique Silva , de Carmo da Cachoeira, Sr. Godofredo José Caldeira Reis, de Conceição do Rio Verde, Sr. Pedro Paulo (Interino), de Coqueiral, Sr. Rossano de Oliveira, de Cruzília, Sr. Joaquim José Paranaiba, de Piumhi, Sr. Adeberto Jose de Melo, de Santa Rita de Caldas, Sr. Geraldo Donizeti de Carvalho e a prefeita de Maria da Fé, Sra. Patricia Santos de Almeida Bernardo, já aderiram ao programa de parcelamento de débitos, todos pensando no bem comum de seus cidadãos, demonstrando competência e compromisso com a saúde pública.

A mais recente negociação foi com a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, que possuía a maior dívida com o consórcio. O prefeito Sr. Rafael Tadeu Simões, regularizou todos os débitos, em uma única parcela, contribuindo assim com a eficácia dos serviços prestados pelo Consórcio. Ele destaca a importância do SAMU 192 para a setor de saúde por se tratar de um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população, reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Ao atender ocorrências que configurem urgências ou emergências, o SAMU 192 contribui para a melhoria da qualidade da sobrevida de quem está sendo atendido, protegendo a integralidade dos cidadãos.


Mais de cem mil atendimentos de urgência e emergência foram realizados desde a inauguração do CISSUL/SAMU 192, há dois anos e três meses. E apesar de ser um consórcio novo, já é considerado o maior do Brasil em número de cidades atendidas e referência para todo o país.


O Secretário Executivo da instituição, Sr. JOVANE ERNESTO CONSTANTINI atribui esse mérito a todos os municípios que desde o início contribuem mensalmente com o Consórcio, garantindo assim o bom funcionamento do serviço Samu 192 na região. E reforça que o investimento dos municípios permite que o consórcio seja capaz de garantir à população o atendimento de suas necessidades, bem como corresponder às suas expectativas em relação à qualidade da assistência, que conta uma equipe de colaboradores altamente qualificada e comprometida com a missão da instituição, que é SALVAR VIDAS.

ASSCOM CISSUL SAMU 192
Rejane Pimentel Venga
Assessora de Comunicação