quarta-feira, 31 de maio de 2017

ATENÇÃO: AS MINAS DOS BAIRROS SION E CENTENÁRIO TEM ÁGUA IMPRÓPRIAS PARA CONSUMO HUMANO


SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA RELATÓRIO DE CASOS DE DOENÇA DIARREICA AGUDA ATENDIDOS NA UPA E RELATÓRIOS DE ENSAIOS – ANÁLISE DA ÁGUA EM MINAS E UAPS/PSF



Após verificação das planilhas de casos de monitorização das doenças diarreicas agudas registradas no período de  09/04 a 22/04, referentes ao atendimento em unidades públicas de saúde, sobretudo na Unidade de Pronto Atendimento - UPA, verificou-se que a procedência do maior número de casos deu-se nos seguintes bairros (número de casos registrados entre parênteses):

UMA DAS MINAS FICA NO INTERIOR DO PARQUE CENTENÁRIO 
 Jardim Sion (24),
Centenário (18),
Centro (14),
Mont Serrat (13),
Damasco (12),
Imaculada Conceição (12),
Vila Murad (11)
Santa Maria (11);

Demais bairros apresentaram número de casos iguais ou inferiores a 10; uma minoria de locais de procedência não pôde ser encontrada devido a não haver como localizar endereços através da Internet (Google Maps).

Em 09/05 foram realizadas coletas de amostras de água nos bairros Jardim Sion e Centenário: UAPS/PSF Centenário, Mina do Parque Centenário, UAPS Jardim Sion e Mina do bairro Jardim Sion. 
Nas unidades de Saúde todas as análises se mostraram satisfatórias para os parâmetros coliformes totais, Escherichia coli, cloro residual livre e turbidez; nas minas verificou-se a presença, em 100 mL de amostra, tanto de coliformes totais como de Escherichia coli, resultados insatisfatórios.


A água de minas constitui uma forma solução alternativa e o município de Varginha possui rede de distribuição de água nas áreas onde se situam as minas do Parque Centenário e do bairro Jardim Sion.

A Secretaria de Saúde, através da servidora Rosiane Souza Silva, informou a nossa reportagem que "não há constatação de surto da doença" e que o Departamento de Epidemiologias é responsável pelas ações efetivas de comunicação junto às comunidades e que até o presente momento não se pode vincular os casos de diarreia aguda à ingestão das águas contaminadas.
Amostras de fezes coletadas foram enviadas para análises laboratoriais que vão diagnosticar se as infecções são virais ou bacterianas.
O telefone da Secretaria de Saúde é o (35) 3690-2215/2614