quarta-feira, 3 de maio de 2017

Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

Salmos 34.4
Em seu coração, Davi sentiu que deveria buscar o Senhor para resolver as situações que o incomodavam, e ele teve êxito. Assim, o santo Deus ordenou que ele escrevesse resumidamente o que lhe sucedia. Então, Davi fez isso nesse Salmo. Não era preciso dar os detalhes, porque cada pessoa que lesse o seu relato saberia apenas a forma como ocorreu, e não os pormenores, já que cada uma tem suas necessidades e seus problemas.
Quem pede a Deus uma direção para se livrar de seus males também será bem-sucedido. Afinal, o Senhor prometeu que aquele que O procurar de todo o coração irá achá-Lo (Jr 29.13). Porém, é preciso preparar-se para isso, como fez Josafá, rei de Judá, de quem o Senhor disse boas coisas (2 Cr 19.3). Esse governante, além de tirar os bosques, onde o povo se corrompia, aprontou-se para encontrar o Altíssimo e foi vencedor.
Quando Josafá foi informado de que uma grande multidão ia contra ele, temeu e clamou ao Altíssimo, apregoando um jejum. Registros como esse são orientações de Deus para as ocasiões ruins. Os que se derem por avisados e rogarem ao Altíssimo verão que a tempestade formada contra eles mudou de direção ou, simplesmente, foi destruída pelo poder do nosso Deus.
Talvez você seja de uma família em que o Senhor não seja invocado nem cultuado. No entanto, por ter entendido a Palavra, você não tem mais nada a ver com a operação do erro que dominava os seus. Por isso, faça como Uzias, rei de Judá, que também se achegou ao Altíssimo nos dias de Zacarias, sábio nas visões de Deus (2 Cr 26.5). Veja quem o Pai está usando e aproveite para recorrer a Ele. Então, Ele o fará prosperar. Aleluia!
Ao aprender de Deus, você sentirá o que deve fazer de bom, reto e verdadeiro perante Ele. Ao ser orientado, tenha como alvo encontrar o Onipotente de todo o seu coração. Assim, de você também será dito que, por ter empreendido a sua procura pelo Senhor, Ele o fez prosperar. Um exemplo disso foi o rei Ezequias quando desafiou o poderoso Senaqueribe e o venceu.
Muito tempo havia se passado – 336 anos –, e a profecia a respeito de um menino que nasceria na casa de Davi se cumpriu. Essa declaração dizia que ele viria para fazer algo especial. Josias era a tal pessoa prometida e, no oitavo ano do seu reinado, com apenas 16 anos, buscou o Deus de Davi. Quatro anos depois, começou a purificar o seu país dos lugares e dos objetos de feitiçaria. Ele obteve sucesso porque respeitou o Senhor.
Esdras teve importante papel na reconstrução de Israel, uma vez que se havia preparado para cumprir a Lei do Senhor e ensinar a seu povo os estatutos divinos. Resultado: realizou a sua missão. O que será dito de você? Deixará o inimigo impedi-lo de ser e fazer o que lhe foi ordenado?
Em Cristo, com amor,