quarta-feira, 10 de maio de 2017

Prefeitura entrega as 573 casas do residencial Novo Tempo



  
Chegou o grande dia. A Prefeitura de Varginha entregou as casas do Residencial Novo Tempo, localizado na região do Carvalhos e Cruzeiro do Sul, na manhã dessa quarta-feira, 10, após todo o processo de seleção inicial, sorteio dos endereços, assinatura dos contratos e a vistoria na residência com o engenheiro da construtora acompanhando cada morador. São 573 imóveis construídos por meio do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida sendo administrado, fiscalizado e financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Centenas de pessoas compareceram para receber as chaves, como Irlania Soares Alegro Pereira, mãe de quatro filhos que declarou que não tem nem palavras para explicar o sentimento de receber as chaves da casa própria. “Uma benção de Deus morar num bairro tão bem apresentável com uma creche linda e um Posto de Saúde mais bonito que muitos outros; eu e meu marido estamos muito felizes”. Acompanhada do colega Frederico Pereira da Costa que também vai morar no novo bairro junto com a esposa, a mãe e outro irmão, Irlania era só sorriso.


A cerimônia
A cerimônia foi aberta pelo secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Francisco Graça de Moura. Ele fez uma explanação da cerimônia, lembrou do empenho da Prefeitura para que esse bairro fosse concluído e entregue às centenas de famílias que cumpriram os critérios da CEF. O prefeito Antônio Silva lembrou que há 50 anos sentiu a mesma emoção ao receber as chaves da primeira casa própria, no Bairro Bom Pastor. “Uma casa simples, porém de um grande significado de dignidade e liberdade”, registrou. Ele ressaltou que todo o processo de criação do residencial Novo Tempo foi de total transparência. “O Novo Tempo é um bairro moderno já com vários ´equipamentos´ em prol da população com creche, unidade básica de saúde, centro social, CRAS; uma escola-modelo está sendo construída a poucos metros contendo 12 salas, inclusive com ensino fundamental; parque infantil, academia de rua e, com tudo isso minha palavra é de gratidão a Deus e meu desejo é que todas as famílias sejam uma só família de harmonia e respeito”, enfatizou. O prefeito finalizou parabenizando todos os novos moradores  e foi aplaudido pelas centenas de pessoas presentes.

Logo após, o gerente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) Distrito Regional Varginha, Marco Aurélio Ribeiro explicou que os moradores não terão que ir à Copasa, que facilitou todo o trâmite.

Por fim, os contemplados foram convidados a receberem, finalmente, as chaves e o kit, e assinarem o contrato do recebimento.

Danielle de Fátima Pires levou os quatro filhos com quem vai morar na casa nova na cerimônia. “Vou deixar de pagar R$ 500,00 de aluguel na Vila Mendes e já vou mudar assim que ligarem a luz e água”, disse.

Entre as primeiras pessoas que pegaram as chaves do Novo Tempo, Henriqueta Pereira de Jesus, comemora aos 55 anos, a primeira casa própria. “Vou sair do bairro de Fátima para vir morar na minha casa; já chorei demais de emoção e agora de felicidade”.

A entrega das chaves ocorreu às 13h30, sendo comemorado pela equipe da Sehad o sucesso de todo o procedimento que foi ressaltado pelos representantes do policiamento devido não ter havido sequer um incidente ou ocorrência.

O Bairro

O Novo Tempo tem um amplo Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei-creche). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação será necessário processo licitatório para a aquisição dos equipamentos e mobiliários e posteriormente será possível prever uma data para o início do funcionamento.

Na mesma rua do Cemei tem uma moderna Unidade Básica de Saúde (UBS) que receberá um Programa Saúde da Família (PSF). A Secretaria Municipal de Saúde adianta que entre as primeiras medidas está uma avaliação da Guarda Civil Municipal para a instalação de equipamentos de segurança como cerca elétrica, concertina e câmeras.

Entre o Cemei e a UBS, está instalado o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que tem salão de eventos e a partir dessa quinta-feira, 11, já terá início a mudança dos móveis e equipamentos, pois a equipe já está em ordem para assumir as devidas funções. Centro Comunitário

O Novo Tempo também já tem Academia de Rua sendo mais um espaço para que os novos moradores possam cuidar da saúde e ter momentos de lazer somados à atividade física.


Os ônibus coletivos urbanos já circulam no novo bairro desde o dia da entrega das chaves. A Divisão de Transportes explica que os pontos foram definidos em quatro vias: na Rua Seis (três pontos), Rua Nove (uma parada perto do Cemei), Rua Um (dois pontos) e na Rua Oito (também dois pontos). A saída será sentido ao bairro Cruzeiro do Sul.

Fonte: ASSCOM/PMV
FOTOS: LUCIONIR SAN