terça-feira, 8 de agosto de 2017

CENTRO DE INCLUSÃO PRODUTIVA PARA OS RESIDENCIAS NOVO TEMPO, CARVALHOS E CRUZEIRO DO SUL


CENTRO DE INCLUSÃO PRODUTIVA
UM PROJETO DE POLITICA SOCIAL INOVADORA, TRANSFORMADORA E INCLUDENTE PARA OS RESIDENCIAIS NOVO TEMPO, CRUZEIRO DO SUL E CARVALHOS.

FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA, OBJETIVOS E METAS.

                O espaço urbano onde estão inseridos os Residenciais Carvalhos, Cruzeiro do Sul e Novo Tempo, os quais, juntos, contemplam 1.471 famílias, perfazendo uma população de 4.913 pessoas. Um diagnóstico preliminar identificou que 70% desta população encontram-se em situação de vulnerabilidade social e 40% dos jovens em situação de risco social, acentuadamente nos Residenciais Carvalhos e Cruzeiro do Sul.
                O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social já realiza a sua função de prestar aos moradores os serviços previstos no âmbito da previdência social não contributiva, dando-lhes aquela assistência social direito do cidadão, dever do estudo, de conformidade com as diretrizes e fundamentos do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.
                Entretando, para reduzir substancialmente as desigualdades sociais que penalizam os vulneráveis e os excluídos, é urgente e necessário implantar uma política social inovadora, transformadora, includente e libertadora, que elimine as raízes e as matrizes da exclusão, da violência e da marginalidade, ampliando os acessos e as oportunidades, através da implantação e implementação de instrumentos e mecanismos em que os vulneráveis e excluídos participem do seu próprio processo de inclusão social, econômica, produtiva e cidadã.
                O CENTRO DE INCLUSÃO PRODUTIVA é o instrumento apropriado e o Mecanismo dinâmico e adequado para implementar nos Residenciais Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e Carvalhos as diretrizes basilares da política social inovadora, transformadora, includente e sustentável do Município de Varginha.
                Para atingir os objetivos e os resultados esperados a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social  FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA, OBJETIVOS E METAS.
META – II – Proporcionar 20 (vinte) oficinas sobre Economia Criativa, Economia Solidária, Educação Financeira e Empreendedorismo para os profissionais habilitados e qualificados que optarem pela participação efetiva na criação e implantação da Associação Cooperativa de Economia Solidária, que obrigará em seu arcabouço  institucional os Núcleos Solidários de Produção e Serviços e de Empreendedorismo, até 31/12/20.

META – III – Estimular, fomentar e incrementar o Protagonismo Juvenil, alicerçado na educação para o empreendedorismo e para a cidadania, através  da Inclusão Digital, proporcionando o acesso de 300 (trezentos) jovens de 14 á 21 anos às Oficinas  e Cursos de Informáticas Básica; Designer Gráfico; Web Designer; Desenvolvimento de Aplicativos; 3D Games; 3D Stúdio Max; Produção de Curta Metragem e Fotografia, até 31/12/20.
META – IV – Promoção e articulação com empresas; startups; coletivos; fundos de investimentos; adesão do Sistema Nacional de Economia Solidária e Criação do Banco de Economia Comunitária, vinculado à Associação Cooperativa de Economia Solidária Novo Tempo até 31/12/2020.
                Por sua abordagem includente, social, embasado na pedagogia da libertação e fulcrado na educação permanente, o CENTRO DE INCLUSÃO PRODUTIVA será um apoio e um suporte essenciais ao “ PLANO DECENAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA – 2017/2027”.
                Este projeto será custeado pelos recursos do Projeto Técnico-Social da Caixa Econômica Federal-CEF e do Orçamento Municipal, através do Plano Quadrienal de Assistência Social – 2017/2020 do Município de Varginha.
Francisco Graça de Moura
Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social – SEHAD

Dê: Asscom/PMV