quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Prefeitura protocola Plano de Manejo do Parque São Francisco no IEF em BH


Com a aprovação do Plano de Manejo, o Parque São Francisco será uma Unidade de Conservação que tem como principal objetivo proteger a biodiversidade por meio da manutenção dos recursos genéticos, hídricos e do solo, paisagens naturais e restaurar ecossistemas degradados. 

Representantes da Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEA), entregaram o Plano de Manejo do Parque São Francisco no Instituto Estadual de Florestas (IEF), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nessa terça-feira, 01.
 O secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, acompanhado da bióloga e analista ambiental da SEMEA, Roberta Cristina Ferreira, e do engenheiro florestal da SEMEA, Estevam Filho, protocolou o documento ao ser recebido pelo diretor geral do IEF, João Paulo Mello Rodrigues Sarmento que determinou prioridade na análise do plano varginhense já que o Instituto é o órgão responsável pela aprovação.  De acordo com Joadylson, durante a análise o IEF poderá apresentar sugestões e complementações.

O que é o Plano de Manejo

 De acordo com o IEF o plano de manejo é um documento técnico fundamentado nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, estabelecendo o seu zoneamento e as normas que definirão o uso da área e o manejo dos recursos naturais, além da implantação de estruturas para gestão da unidade.
 Com a aprovação do Plano de Manejo, o Parque São Francisco será uma Unidade de Conservação que tem como principal objetivo proteger a biodiversidade por meio da manutenção dos recursos genéticos, hídricos e do solo, paisagens naturais e restaurar ecossistemas degradados. Joadylson explica ainda que o município passará a receber o ICMS Ecológico. “Trata-se de uma compensação por termos uma área de proteção de ecossistemas naturais”, explica o secretário do Meio Ambiente.
 O diretor geral João Paulo visitará Varginha para assinar o acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Varginha, ou seja, entre o IEF e a Prefeitura de Varginha. Também será reativado o viveiro de mudas do Parque São Francisco.

PARQUE FLORESTAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Em 1976 uma grande área municipal de mata natural de 60 hectares, situada junto ao Bairro São Francisco, foi declarada, por lei municipal, Parque Florestal Municipal. Em 1982, a área foi ampliada para 110 hectares e denominada Parque Florestal São Francisco de Assis, Santo protetor da fauna e da flora. Como cobertura vegetal, o parque tem um misto de árvore de cerrado e de campo, com grande número de espécies nativas e madeiras de lei. Toda essa vegetação abriga várias espécies de animais de pequeno porte e aves típicas da região. Sem dúvida, outra riqueza do parque são as inúmeras minas, formando ribeirões, que são captados e ajudam no abastecimento de água da cidade. O Parque é centro de pesquisas, estudos e educação ambiental localizado na Avenida Ruth de Varginha, no bairro São Francisco. O Plano de Manejo pode ser conferido no site da Prefeitura, através do link http://www.varginha.mg.gov.br/Pdfs_e_arquivos_de_leis/2016/Plano_de_Manejo_Revisado_do_Parque_Sao_Francisco.pdf.