sexta-feira, 6 de outubro de 2017

135 anos

Varginha embala nas conquistas e nos investimentos



Varginha completa neste dia 7 de outubro 135 anos de emancipação político-administrativa. O município segue na contramão da política nacional que vem sendo marcada por corrupção, desemprego e escândalos. Em Varginha, a Administração Pública preza pela seriedade nos trabalhos, comprometimento com a população e esforço para que o município se desenvolva estrategicamente. O resultado tem sido um boom de realizações e conquistas. Só nos últimos meses, a Prefeitura anunciou a vinda do Mineirão Atacarejo (cuja inauguração está prevista para o início de 2018 em uma área no bairro Rezende), a Havan que inaugura a loja no Via Café Garden Shopping ainda nesse mês, doação de área para a construção de um novo e moderno Fórum e no embalo das conquistas o município acaba de conquistar uma unidade fabril do grupo alemão Mellita, que vai se instalar no condomínio Cláudio Galvão.

Educação
Na educação os investimentos são incessantes. Dezenas de Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei-creche) e escolas da cidade e do campo revitalizadas. O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA)  investe no desenvolvimento dos jovens com cursos de formação oficinas práticas e parcerias de sucesso.

Saúde
Na área da saúde, Varginha é privilegiada contando com quatro hospitais sendo o Bom Pastor e a Unidade de Pronto Atendimento UPA (que é referência, segundo o Ministério da Saúde) gerenciados pelo próprio município, que ainda investe no Regional para auxiliar na sua manutenção. Nesse ano, foi inaugurada a UBS “Júnia de Manso Fonseca”, da Vila Mendes, onde a Prefeitura destinou R$ 400 mil mais a doação do terreno. Também já está em funcionamento o Centro Municipal de Fisioterapia, um novo prédio construído em anexo à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), no bairro São Geraldo. A Prefeitura autorizou ainda o repasse de R$ 300 mil para que a UBS do Bom Pastor seja concluída, dinheiro que teria que ser repassado pelo Estado. A Administração Pública também não baixa a guarda quanto o combate de endemias e graças ao esforço da Secretaria Municipal de Saúde os números de casos de dengue caíram, o que demonstra também o comprometimento da população que tem participado dos Mutirões de Limpeza nos bairros realizado durante todo o ano.

Esporte e qualidade de vida
Já a Semel prossegue com programas de sucesso totalmente gratuitos e voltados para diferentes faixas etárias e realizados em distintas regiões da cidade, visando incentivar os moradores de Varginha e ter mais qualidade de vida. Exemplo foi o #Desafio 10 Dias Varginha que encerrou na última quarta-feira que mobilizou inicialmente centenas de pessoas com o objetivo de emagrecer e realizar atividades físicas. Também são sucesso os campeonatos municipais de futebol, futsal e outras modalidades, as caminhadas e o Semel Unis nos Bairros que ampla prestação de serviço para a população.

Mais moradia
Foram entregues 573 casas do Residencial Novo Tempo, que tem área de lazer com parquinho, academia de rua, creche e Unidade Básica de Saúde (UBS) que serão inauguradas em breve e uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

Planejamento
A cidade também ganha um novo Plano Diretor elaborado com a participação popular numa demonstração total de parceria e democracia.

Turismo
Varginha possui espaços que esbanjam a beleza da natureza como os Parques Municipais do Centenário, Novo Horizonte e o Zoológico que é referência turística na região e oferece tratamento especializado para centenas de animais. Além do rico parque São Francisco que a Prefeitura está tendo cuidado especial e entregou o Plano de Manejo do Parque São Francisco no Instituto Estadual de Florestas (IEF)  tornando uma Unidade de Conservação que tem como principal objetivo proteger a biodiversidade por meio da manutenção dos recursos genéticos, hídricos e do solo, paisagens naturais e restaurar ecossistemas degradados. Varginha também vai realizar o primeiro Congresso Internacional de Ufologia o que atrairá estudiosos internacionais.

Meio ambiente
Varginha teve grandes conquistas nos últimos meses na área da preservação ambiental com o funcionamento do aterro sanitário e a implantação da coleta seletiva.

Obras e serviços urbanos
A Operação Tapa buraco é incessantes já que o recapeamento asfáltico é antigo. Mas a população é atendida com manutenção ininterrupta. A tradicional Rua Rio de Janeiro ganhou asfalto novo em toda sua extensão. A capina e a poda também são realizadas nos bairros e área central. O trevo do entroncamento entre a Avenida Princesa do Sul, bairro Imaculada e que também atende quem retorna ao centro ou vai para as regiões do Rezende e Centenário também foi modificado visando maior fluidez do tráfego.

Agricultura
Revitalização do Mercado do Produtor; manutenção da feira no bairro Imaculada; estudos para a implantação da Ceasa; Programa de Aquisição Familiar (PAA) faz doação de cestas verdes às entidades beneficentes; Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com êxito no município.

Cultura
O Theatro Municipal Capitólio continua sendo palco de espetáculos imperdíveis, inclusive gratuitos como o Concerto inédito com a renomada Orquestra de Câmara OPUS de Belo Horizonte que atraiu centenas de pessoas, na noite da última quinta-feira, dentro da Programação da 3ª Feira Literária de Varginha e em uma realização do Projeto Quinta da Boa Música. O Museu Municipal de Varginha como forma de atrair o público, agora abre todo primeiro domingo do mês com atrações principalmente para as crianças visando criar o hábito da visitação a espaços culturais, iniciativa que tem alcançado o objetivo já que no último dia 1º mais de 100 pessoas assinaram o livro de visitas. Outros projetos culturais são realizados ao longo do ano.

“Varginha tem uma economia diversificada, com forte cultura baseada no café que atraiu diversos investimentos como exportadoras e o Porto Seco, mas damos total atenção a todos os setores e é isso que faz com que o município prospere”, ressalta o prefeito Antônio Silva. Em seu quarto mandato, o prefeito reforça que Varginha é abençoada. “Tem uma localização privilegiada, uma população acolhedora e que pode confiar na Administração que vai continuar trabalhando por mais conquista e progresso”, reforça.

Programação do Dia da Cidade
Para comemorar os 135 anos, no dia do aniversário, 7 de outubro, haverá solenidade cívica, às 8h, na Concha Acústica com participação da Banda Marcial Mirim Geração CDCA; às 9h, desfile com o Tiro de Guerra 04 034 e Banda da Escola de Sargento das Armas (ESA); até o meio-dia Projeto OAB na Comunidade com diversas prestações de serviços em parceria com o Grupo Unis; às 10h, tem aulão de zumba comandada pela SEMEL; das 16h às 19h, Raimundo Andrade comanda o Canto de Praça com convidados;  e encerrando, até às 22h, tem a atração Itatiaia Faz a Festa com diversos artistas.


“Poderíamos enumerar ainda muitas outras conquistas que elevam Varginha ao patamar de cidades com ampla estrutura voltada para o bem estar da população como os atendimentos dos CRAS, CAPs II, CAPS AD, a interligação a outras cidades com linhas aéreas oferecidas pela Azul e pela CODEMIG, um Serviço Funerário Municipal e de Organização de Luto, uma estrutura de comunicação com TVs, rádios, jornais, blogs e sites, além de uma rede de ensino que atende da educação infantil até o superior com especialização; acompanhamos também a chegada de novos investimentos na cidade como hotéis e lojas, ou seja, temos muito para nos orgulhar de Varginha”, conclui o vice-prefeito Vérdi Melo.

ASSCOM/PMV