terça-feira, 31 de outubro de 2017

CÂMARA DE VARGINHA PRESTA HOMENAGEM AOS 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE



Foi apresentada na Sessão Ordinária desta segunda-feira (30), por indicação do vereador e Presidente da Câmara Zacarias Piva, uma Moção de Aplauso à Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Varginha, em virtude da celebração dos 500 anos da Reforma Protestante.
Zacarias Piva justificou sua ação e contou parte da história, dizendo da jornada que deixou pegadas pelo mundo inteiro, marcas de sabedoria e coragem, ponderando a reforma protestante iniciada por Martinho Lutero no início do século XVI, a qual era contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo.
“Assim sendo e levando em consideração que a Reforma completa 500 anos no próximo dia 31 de Outubro de 2017, apresento, nos termos legais do Regimento Interno, a presente Moção de Aplauso, a ser encaminhada à Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Varginha”, justificou o vereador.
A Moção, aprovada por unanimidade entre os vereadores, foi recebida pelo Pastor Arnaldo Hoffmann Filho que no uso da palavra agradeceu a homenagem.
O movimento
Em meados de 1517, muitos cristãos se sentiam desorientados e desamparados, pois acreditavam que a igreja católica se preocupava mais com questões políticas e temporais do que com questões espirituais. Diante disso, uma parte dos europeus acabou se afastando da Igreja católica, em busca de novas formas de religiosidade. Então, Lutero, um teólogo muito respeitado que abandona o catolicismo e funda o Luteranismo, tem um papel fundamental nesse processo de transformação religiosa. Ele foi responsável por traduzir a Bíblia para o alemão, ajudando assim a alfabetizar muitos fiéis. Antes, nem o baixo clero tinha acesso aos textos sagrados.
 Lutero denunciou a venda de indulgências porque acreditava que somente Deus poderia perdoar o pecador, era um homem a frente de seu tempo e por isso foi influenciado pelos filósofos iluministas. Defendia que cada homem poderia ler e interpretar a Bíblia de acordo com sua consciência. O Luteranismo atraiu pessoas de todas as classes porque parecia uma igreja mais simples e próxima à comunidade.
 Os 500 anos da Reforma Protestante, comemorados em 2017, marcam a primeira vez que a Igreja Católica participa oficialmente das celebrações de aniversário da revolução de Martinho Lutero. A reaproximação faz parte de um amplo movimento do Papa Francisco em defesa da união entre os cristãos, principalmente por conta das perseguições por parte do jihadismo islâmico na África e no Oriente Médio.

Dê: Asscom/CMV