terça-feira, 17 de outubro de 2017

CASA DA CULTURA EXPÕEM TRABALHOS DE PACIENTES DOS CAPS'S






O dia 10 de Outubro, Dia Nacional de Luta Antimanicomial, foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, como um dia de conscientização sobre os tratamentos que são oferecidos para as pessoas em sofrimento mental. Para marcar esta data, a coordenação dos CAPS's  de Varginha programaram  para o período de 16 a 20 de outubro, uma exposição dos trabalhos realizados pelos pacientes com a proposta de denunciar para a sociedade através da arte, uma maneira diferente de ver o mundo, direcionada aos profissionais da rede municipal de Varginha, Usuários dos CAPS's, familiares, estudantes e comunidade de Varginha.
Os CAPS foram criados com o objetivo de substituir a internação em manicômios, que por muitos anos foi utilizada como única forma de tratamento. A progressiva redução das vagas ofertadas em manicômios coloca em evidência não apenas os maus tratos sofridos pelas pessoas que passaram por internação psiquiátrica, denuncia a loucura e o louco, que sempre tiveram em nossa sociedade mas que por muitos anos foram excluídos.
Os tratamentos oferecidos pelos CAPS trouxeram a possibilidade de aproximar e confrontar estigmas e preconceitos enraizados por longos anos na sociedade. São representações criadas em torno da figura do louco, agressividade, sem limites, sem razão, impulsividade, entre tantos outros.
E que essa visão faz parte de nós mesmos, talvez seja o que mais amedronta no final, sermos muito parecidos. A pessoa em sofrimento mental necessita de cuidados e principalmente respeito. Ser excluído por pensar diferente da grande maioria  é prática recorrente na humanidade. Nada melhor do que a arte para incluirmos e denunciarmos as diferenças e colocar em discussão a loucura.

Dê: ASSCOM/PMV