quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

 Como parte  da Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, a Prefeitura de Varginha, por meio do setor de Vigilância Ambiental, realizou  a distribuição nas escolas municipais, estaduais e particulares,  educativos sobre arboviroses. A ação foi desenvolvida no período de 23 a 27 de outubro, com destaque para as atividades  realizadas na Escola Estadual Domingos de Figueiredo - Industrial, com apresentação de teatro educativo sobre arboviroses, amostras das fases do mosquito, exposição de brinquedos confeccionados com materiais reciclados, palestras e panfletagem.
Além disso com o auxílio de 7 atiradores do Tiro de Guerra e 3 Agentes de Combate às Endemias, ocorreu o tradicional o Mutirão da Limpeza,nos bairros Vila Andere e Jardim Andere, com uma mobilização em massa envolvendo os moradores e estudantes da região, que culminou com a retirada de 10 caminhões de materiais inservíveis mais 12 pneus descartados incorretamente.
.
Paralelo a estas atividades, o Setor de Vigilância ambiental iniciou a instalação nos bairros da cidade,  de 150 ovitrampas, um método mais sensível e específico para monitorar a população de Aedes aegypti, e sua resistência ao inseticida e ao lavircida utilizados no combate ao Aedes. Um projeto do Ministério da Saúde, que destinou para Varginha 150 armadilhas, que estão sendo  distribuídas com base no mapeamento da cidade,  seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a cada 16 quarteirões, em residências pré-selecionadas, onde permanecerão por um período de 07 dias. " Após, serão encaminhadas para a Regional de saúde em Belo Horizonte, que fará a contagem e então enviará para o Instituto Osvaldo Cruz, no Rio de janeiro”, explicou Vânia Aparecida Silvério, supervisora Geraldo do Setor de Vigilância Ambiental da prefeitura de Varginha.

Dê: ASSCOM/PMV