segunda-feira, 13 de novembro de 2017

PLANO DIRETOR DE VARGINHA SERÁ APRESENTADO HOJE AO PÚBLICO



Está confirmada para hoje, a última audiência pública coordenada pela Prefeitura Municipal para o novo Plano Diretor de Varginha, antes do encaminhamento do Projeto de Lei à Câmara Municipal. A revisão e elaboração do Plano Diretor 2017 tem sido uma iniciativa desta gestão municipal realizada em parceria com a empresa especializada em urbanismo de Belo Horizonte: Myr Projetos Sustentáveis. Todo o processo de desenvolvimento dos trabalhos até o momento foram feitos de forma participativa, a partir da realização de audiências públicas, oficinas temáticas, encontros comunitários com a presença de diversos setores da sociedade.

Conforme o Diagnóstico desenvolvido para o Plano Diretor, Varginha atua hoje como polo administrativo de 178 municípios, unindo 37 deles por meio da economia e da prestação de serviços relacionados a áreas como comunicação; saúde; educação; esporte; lazer e atividades de desenvolvimento social, o que faz da cidade, um expoente potencial para o desenvolvimento. No entanto, segundo o Secretário Municipal de Planejamento, José Manoel Ferreira “o planejamento estratégico e a organização de diretrizes legais, considerando as demandas atuais e as tendências globais, são atividades essenciais para proporcionar o crescimento de forma sustentável”. Como parte do sistema de planejamento e gestão, o Plano Diretor de Varginha tem sido conduzido na Prefeitura de Varginha por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLA) com a participação de uma comissão técnica de servidores efetivos, formalmente instituída e coordenada pelo vice-prefeito Verdi Lúcio para o processo de revisão e elaboração do documento.

O projeto de lei do novo Plano Diretor de Varginha propõe diretrizes setoriais em áreas como: meio ambiente; economia; infraestrutura; equipamentos urbanos; patrimônio; mobilidade e planejamento territorial. Na área de meio ambiente por exemplo, o Rio Verde e o Parque Florestal São Francisco de Assis ganham destaque assim como os pontos de inundação e erosão identificados em regiões específicas da cidade. Uma nova proposta de perímetro urbano será apresentada assim como o ordenamento de regiões denominadas como macrozonas e microzonas, definidas a partir de elementos como a hidrografia, a topografia, a vegetação, o sistema viário e a abrangência da infraestrutura disponível. Uma atenção especial  também será dada a questão dos chacreamentos.  

Toda a população poderá comparecer ao evento que será aberto ao público. A audiência  de apresentação da proposta do Projeto de Lei do novo Plano Diretor de Varginha acontecerá a partir das 19h na segunda-feira,dia 13, no Theatro Capitólio. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: planodiretor@varginha.mg.gov.br ou pelo telefone: 3690 4073.

Dê: Asscom/PMV