quarta-feira, 21 de março de 2018

EQUINÓCIO MARCA INÍCIO DO OUTONO QUE COMEÇA HOJE COM HOMENAGEM DO GOOGLE



O equinócio desta terça-feira marca o início da estação no Hemisfério Sul; o clima deve ficar, gradualmente, mais frio e seco

                      Home Page comemorativa do Google com doodle sobre o outono (Google.com/Divulgação)
O equinócio — do latim aequinoctium, que significa noite igual­ — é o instante preciso em que a duração do dia e da noite praticamente coincidem em qualquer ponto da Terra. Durante o outono, o dia e a noite duram o mesmo, mas, com o passar dos dias, as horas de luz irão diminuir gradativamente.

início do outono coincide com a fase de equinócio da trajetória da Terra, um momento em que, devido à sua posição em relação ao Sol, os Hemisférios Norte e Sul do planeta recebem igual quantidade de luz e, por isso, têm dias que duram a mesma quantidade de horas do que as noites. Os equinócios acontecem nos meses de março, marcando o início da primavera no Norte e outono no Sul, e setembro. Enquanto aqui é outono, nos países da porção norte do globo é primavera.

Google homenageou a chegada do equinócio de outono no Hemisfério Sul nesta terça-feira com doodle especial. A estação, que começou oficialmente às 13h15 (horário de Brasília) e vai até 21 de junho, aparece representada com uma simpática animação de folhas caindo. O marco define o fim oficial do verão de 2018.
Nos próximos meses, a expectativa é que as temperaturas e a umidade comecem a diminuir em todo o país. A estação é uma transição entre o verão, mais quente e úmido, e o inverno, mais frio e seco.