quinta-feira, 3 de maio de 2018

Vinda da Ceasa Minas para a microrregião do baixo Sapucaí será tema de reunião que ocorrerá em Varginha nesta sexta-feira, dia 04

            


A Prefeitura de Varginha e a Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí – AMBASP, 
estarão formalizando nesta sexta-feira, 04, às 10h, no Bloco B da Cidade Universitária do UNIS,  convênio com a CeasaMinas, com o objetivo de construir o diagnóstico econômico da região do Baixo Sapucaí, com a emissão de relatório técnico descritivo do estudo de viabilidade de implantação de mercado atacadista na região.
Os Prefeitos filiados à Ambasp, Associação que congrega 21 municípios, estão certos das vantagens da vinda da CeasaMinas como adoção de estímulos econômicos para o desenvolvimento da microrregião, especialmente com o aproveitamento das potencialidades econômicas e utilização dos recursos naturais da região para a região. Vantagens estas que ultrapassarão os limites da microrregião da AMBASP, beneficiando igualmente os municípios das microrregiões circunvizinhas. 

Qual a importância de uma Central de Abastecimento para a região?
Com a construção de um Centro Regional de Abastecimento na região, estaremos definindo um ponto de reunião de agentes de comercialização para efeitos de operações de compra e venda de produtos alimentícios de origem vegetal ou animal. Estes agentes estão representados pelos produtores, comerciantes e consumidores. Envolvendo prestadores de serviço (formais e informais), imprensa, empresas de extensão agrícolas e universidades, empresas, órgãos públicos e prefeituras municipais.
Para os Comerciantes: a importância da CEASA seria a máxima aproximação com o mercado; o canal de comercialização entre o produtor e o consumidor será encurtado e a figura do atravessador será excluída do processo. Assim, o produtor conseguirá juntar informações para planejar melhor o período para o plantio de determinada cultura.
Para o Produtor: Uma das vantagens seria a segurança nos seus investimentos por estar numa cadeia de produção mais firme e consolidada, com redução de custos de comercialização.
Para o Consumidor: Seria a facilidade, a qualidade e a minimização de custos para adquirir seu produto tendo em vista a redução no tempo de distribuição do produto; a produção sairá da fazenda e chegará mais rápido nas mãos do consumidor final.
Para os municípios: a implantação irá incrementar e difundir outras políticas locais e regionais, pois as centrais reúnem um número considerável de produtores, além de facilitar o controle e fiscalização; com o escoamento da produção passando por um único canal e com um controle efetivo do abastecimento alimentar, o  governo pode quantificar com mais precisão o que é  produzido e atravessa o mercado. Redução das economias de aglomeração, como a fonte dos ganhos de produtividade que situa no interior do processo de comercialização.
Sem falar do acréscimo do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que é um indicador econômico-contábil utilizado pelo Estado para calcular o índice de participação municipal no repasse de receita do ICMS.
Escoamento da produção
Com o Centro Regional de Abastecimento o produtor terá a oportunidade de escoar seus produtos com mais tranquilidade, qualidade e conforto e com grandes expectativas de gerar muitos empregos, considerando que o região tem vocação e um grande potencial agrícola.

Estarão presentes na reunião membros da Comissão de Agricultura, PecuáriaAbastecimento e Desenvolvimento Rural – CAPADR da Câmara Federal e também da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa Estadual, além do Diretor Presidente da CeasaMinas, Gustavo Alberto França Fonseca.

 Dê: Asscom/PMV